Solenidade de abertura do XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos exalta a agronomia e profissionais

17/11/2021

Foi com o salão de eventos lotado do Olinda Park Hotel, em Toledo, que aconteceu a solenidade de abertura oficial do XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. O evento aconteceu de forma híbrida (presencial e on-line) mantendo todos os protocolos necessários em razão da pandemia do Covid-19. A abertura oficial contou com a participação de representantes de diversas áreas da agronomia.

Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo, o Engenheiro Agrônomo Leodacir Francisco Zuffo destacou a importância do fortalecimento dos profissionais e do agronegócio como um todo. Segundo, ele os desafios são enormes e é preciso que os engenheiros agrônomos estejam preparados para os avanços que o agricultura irá impor nos próximos anos.

"Entendemos que a nossa categoria precisa avançar ainda mais, sendo protagonistas para um desenvolvimento sustentável da agricultura. A presença de profissionais talentosos e eficientes será responsável pela transformação dos recursos naturais em riquezas. Este é o grande desafio do engenheiro agrônomo de melhorar continuamente os processos, ajudando a gerar empregos e renda", destacou.

Presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, pontuou a grandeza da região Oeste do Paraná. "Somos uma região altamente produtora. Ajudamos a alimentar mais de 1 bilhão e meio de pessoas. Produzimos 19% da soja, 24% do leite e 25% do milho. Nós engenheiros agrônomos precisamos divulgar e defender essas conquistas".

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Engenheiro Agrônomo Leoclides Bisognin, enfatizou a grandeza do agronegócio. "O Município de Toledo com essa pequena área é um dos campeões em produtividade. Isso porque os agricultores assimilaram as tecnologias e segundo porque tiveram engenheiros que orientaram essas pessoas. Parabéns colegas e amigos. Viva a agronomia".

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ressaltou a importância histórica do engenheiro agrônomo. "Importante dizer que foi imprescindível o profissional de agronomia com os seus saberes e experiências do ponto de vista científico na construção da nossa história. Também a participação dos profissionais da Emater e, futuramente, com os acadêmicos e novos profissionais que estão chegando para o desenvolvimento da economia".

Representando o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve o Engenheiro Agrônomo Natalino Avance de Souza, que destacou a relevância do papel do Engenheiro Agrônomo. "Praticamos a melhor agricultura do país. O maior VBP por hectare do Brasil é do Paraná. E isso é graças a contribuição histórica do engenheiro agrônomo", pontuou.

"A produção de alimentos está trazendo desafios à agronomia e aos engenheiros agrônomos. O XIX Congresso Paranaense será um espaço ímpar para podermos debater não apenas o futuro da nossa profissão e do agronegócio, mas especialmente tudo de novo que tem chegado à nossa área e à agricultura como um todo", afirmou o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Clodomir Ascari.

O presidente da Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, não pôde participar do evento de forma presencial, mas enviou um vídeo parabenizando a todos pela realização do evento. O mesmo aconteceu com o presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Joel Kruger, que destacou a importância do evento para o fortalecimento da área. Ele foi representado pela Conselheira Federal do Crea-PR, Márcia Laino.


Premiação

Durante a solenidade de abertura do XIX Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos, foram homenageados profissionais que historicamente fizeram a diferença em suas áreas de atuação. Foram homenageados o Engenheiro Agrônomo Milton Lucio Schmidt, representado pela sua esposa Adelia Cunha Schmidt, também o Engenheiro Agrônomo Orley Jair Lopes, primeiro presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo, e o Engenheiro Agrônomo Ricardo Palma, reconhecimento pela incansável dedicação à classe agronômica.