Agricultura biodinâmica na produção orgânica

15/09/2022

Ministrada por Simone Richter, Engenheira Agrônoma do IDR de Pinhais, a palestra sobre "Agricultura biodinâmica na produção orgânica", no Encontro Estadual de Produção Orgânica, trata da profundidade do tema em relação à todas às áreas humanas.

Há cem anos, já haviam discussões sobre agricultura orgânica baseada na antroposofia, que faz uma busca sobre o papel humano no planeta e sua evolução, preocupando-se com a alimentação, solos pobres, processos vitais, vivificação do solo, corrente de energia vital. Uma nova humanidade precisava se alimentar com qualidade vital, para vencer o papel de seres conscientes para o reino humano. Por isso, "não podemos resumir a agricultura biodinâmica às suas técnicas, porque é muito mais profundo que isso", afirma Simone.

Ela cita a necessidade de ampliar a consciência e a relação com a alimentação. As propriedades devem se vistas como grandes organismos, autossustentada, com individualidade coerente, sem aportes externos, produzindo o que for possível para a propriedade gerando forças para sua sustentabilidade. A agricultura biodinâmica busca alimentos saudáveis, solo vivo, plantas sensíveis e com saúde, animais vigorosos, entre outros, por meio de preparados biodinâmicos, fenomenologia e as polaridades, calendário biodinâmico, cromatologia e cristalogia, sempre descomplicando sua execução.