Show Rural sedia na terça o 5ª Encontro Paranaense das Entidades de Agronomia

05/02/2024

Boa parte de tudo que será possível encontrar nas áreas experimentais e nos estandes da 36ª edição do Show Rural Coopavel tem a participação do Engenheiro Agrônomo, algo em torno de três mil envolvidos diretamente na concepção do evento, principalmente em relação às áreas experimentais.

Esses profissionais terão um espaço próprio para ampliar o conhecimento e aproveitar para rever os colegas de profissão. Trata-se do estande da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), situado na rua H (proximidades do restaurante) e que abrigará até a próxima sexta-feira (9), a FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Confea (Conselho Federal de Agronomia) e Mútua-PR. “A FEAPR não poderia deixar de participar desse grande evento, um dos maiores de difusão de tecnologia, do mundo”, destaca o presidente da FEAPR, Eng. Agr. Cesar Veronese.

O ponto alto da programação da FEAPR no Show Rural será neste dia 6, com o 5º Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia, reunindo presidentes e diretores de 20 entidades de classe de todo o Estado. A abertura oficial será às 8h30, no estande da AREAC. Na sequência, o presidente da FEAPR, Eng. Agr. Cesar Veronese, fará a leitura do relatório de atividades da federação em 2023 e a programação da FEAPR em 2024. No período da tarde, a partir das 14h, ocorre a palestra Descomplicando a Legislação de Sementes, com o Engenheiro Agrônomo Jonas Pinto, da Fundação Pró-Sementes. Por fim, as entidades da agronomia farão visitas institucionais na coordenação do Show Rural; Ocepar; Embrapa e IDR-Paraná.

Agricultura de baixo carbono

Aproveitando a presença maciça dos engenheiros agrônomos no Show Rural, a FEAPR, em parceira com o Governo do Paraná, por intermédio da SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) e ABC-PR, promovem na quarta-feira (7), às 14h, o lançamento do 2º Congresso Paranaense de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com a presença do secretário estadual Norberto Ortigara. “Todos os cenários e projeções indicam que o aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa já afeitam o clima do planeta, ameaçando, inclusive a segurança alimentar”, salienta Ortigara. “Esse congresso que será lançado no Show Rural é de extrema relevância a todos os interessados, principalmente, os engenheiros agrônomos e produtores rurais”.

(Comunicação FEAPR)