AEAPR-Curitiba parabeniza Engenheiros Agrônomos

08/10/2020

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo - 12 de Outubro, de forma inovadora em 2020. Por conta da pandemia, o tradicional Baile do Chopp será realizado em outro momento e, nesse ano, a diretoria buscou, na história da entidade e da Agronomia do Estado, a valorização do profissional e sua importância para o desenvolvimento o Brasil.

Estão sendo gravadas, em vídeo, mensagens de ex-presidentes da entidade, bem como colegas e personalidades da Agronomia no Paraná, que remetem à força do associativismo para a busca de melhorias para a categoria profissional, bem como o papel da Agronomia no Brasil e no mundo, cuja data no Brasil enaltece a regulamentação do exercício da profissão, por meio do decreto presidencial de lei nº 23.196 de 1933.

Para Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, engenheiro agrônomo e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - Curitiba, o crescimento do agronegócio brasileiro é mérito também do engenheiro agrônomo. Por isso, a AEAPR-Curitiba trabalha em defesa e valorização do profissional, do aperfeiçoamento da engenharia agronômica e de um País ainda mais produtivo, para continuar oferecendo o melhor a todos os brasileiros. "Em nome da diretoria da AEAPR-Curitiba, dos nossos associados e colaboradores, parabenizo a todos os engenheiros agrônomos pela data e pela importante atuação no desenvolvimento do Brasil, por meio do alimento, do cuidado com a terra e do manejo dos animais", diz.

Luiz Dâmaso Gusi, secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e engenheiro Agrônomo, fala sobre a necessidade de uma alimentação de qualidade. "Nosso papel é despertar, diante da pandemia e do déficit hídrico, a importância de iniciativas em prol da segurança alimentar", ressalta.

Ágide Meneghette, presidente do Sistema FAEP/Senar, a posição de destaque do Paraná nas safras é decorrente do trabalho de milhares de engenheiros agrônomos nas últimas décadas em todas as regiões do Estado. "A presença do Agrônomo, em conjunto com os investimento e tecnologia empregada pelos produtores rurais, é essencial para o resultado final da lavoura", afirma.

O empresário e presidente da entidade na Gestão 2005/2007, Manfred Leoni Schmidt, conta que o associativismo para ele foi um acelerador na carreira e na vida profissional. "A associação abriu portal e fiz relacionamentos muito bons para o desenvolvimento da minha empresa, alem de amigos para a vida toda", fala.

Já o consultor em Fruticultura e presidente da AEAPR-Curitiba Gestões 2011/2013 - 2013/2015, Hugo Vidal, menciona que a profissão é a mais importante para a produção de alimentos no mundo, por isso, ele menciona a necessidade de buscar a autoridade profissional. "Convido os colegas a fazer parte da associação em busca do fortalecimento da categoria", declara.

Luiz Antônio Siqueira Junior, sócio da Siqueira & Agottani Consultores associados e presidente da AEAPR-Curitiba Gestões 2015/2017 - 2017/2019, conta que o que o motivou a entrar na associação foi a necessidade de agir frente às melhorias profissionais e o desenvolvimento do sistema. "A participação dos agrônomos nas suas entidades de classe amplia a atuação política profissional", recomenda.

Rodolfo Steindorf, presidente da AEAPR-Curitiba nas Gestões 2001/2003 - 2003/2005, um dos responsáveis pela conquistas das sedes da entidade e pela formação da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná - FEAP, além de ter atuado como extensionista na Emater (IDR-PR), explica sobre a evolução da profissão e a necessidade da criação de associações para desenvolver a categoria. "O engenheiro que vive a associação auxilia no crescimento da profissão e contribui com a humanidade", diz.

O ex-extensionista na Emater (IDR-PR) e ex-presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAP), Egor Webster, fala que, também por meio dos conhecimentos do engenheiro agrônomo, foi possível alavancar a produção de alimentos do Brasil, o que fez com que a economia nacional crescesse. "Nesse processo, a pesquisa teve um papel importante em conseguir novas tecnologias e levar essa tecnologia ao produtor, mediante a extensão rural", finaliza.

Os vídeos e as mensagens estão sendo postadas nas redes sociais da entidade e podem ser vistos também no youtube. PARA ASSISTIR, CLIQUE AQUI!