Participação da AEAPR-Curitiba no cenário internacional

16/04/2021

A AEAPR-Curitiba tem tido uma participação internacional, por meio do presidente Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, que também ocupa o cargo de diretor de Relações Internacionais da CONFAEAB – Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil.

Dentro do plano apresentado no início da gestão 2019/2020 da Confeab (“Agronomia Forte”) está a meta de aproximação das entidades de outros países e também entidades internacionais, que tem se concretizado, por meio de reuniões e compartilhamento de visão futura.

Exemplo disso foi a reunião realizada à distância em 16 de abril entre dirigentes da AMIA – World Association of Agronomistas e da CONFAEAB, que contou com a participação de Alejandro Bonadeo (vice-Presidente da AMIA para a América), Roberto Lopez (secretário da APIA – Associação Pan Americana de Inginieros Agrônomos) e Ângelo Petto (secretário da AMIA), além dos dirigentes da CONFAEAB, o presidente Kleber Souza Santos, Lucchesi e Lucia Bona (diretor e diretora Adjunta de Relações Internacionais), Gilberto Fujimoto (diretor de Comunicação), lembrando que o ex-presidente da FEAPr (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), Florindo Dalberto, é o atual diretor Técnico da AMIA.

No dia 30 de março, aconteceu o encontro da CONFAEAB com a FADIA (Federacion Argentina de La Inginieria Agronômica), da qual participaram pela Argentina os colegas Octavio Pérez Pardo (President), Guillermo Farbman (Ing Agr. - Secretario General de FADIA), Ing Agr Jorge Vildoza (Sec. Relaciones Interinstitucionales), Ing Agr Víctor Mazacotte (Consejos del Norte); e, pelo Brasil, Kleber Souza Santos (presidente da CONFAEAB), Luiz Antonio Corrêa Lucchesi (diretor de Relações Internacionais); Florindo Dalberto (diretor Técnico da AMIA e ex-presidente da FEAPr - Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), Lucia Bona (diretora Adjuntos de Relações Internacionais), e Gilberto Fujimoto (diretor de Comunicação).

"Esta aproximação entre as entidades de Engenheiros Agrônomos do Brasil com as entidades coirmãs de outros países e internacionais oportuniza, dentre outras, a valorização a imagem do nosso Brasil como grande produtor sustentável de alimentos, fibras, energia e serviços ambientais cuja eficiência em muito advém da competência dos colegas que atuam em todo o território nacional", afirma Lucchesi.