Eng. Eletric. Nelson Luiz Gomez toma posse como presidente do IEP-PR

28/04/2021

Na última sexta, dia 23 de abril, o engenheiro eletricista Nelson Luiz Gomez tomou posse como presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Para o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, “o IEP tem uma história fundamental na engenharia do Paraná. De lá surgiu o nosso Crea e esse legado é fundamental para as diretrizes que temos no nosso Conselho”. Direcionando-se ao novo presidente, ele declara: “agradeço a boa parceria e certamente você trilhou muito bem esse momento à frente do IEP”.

“Convivi com Nelson em outros momentos, inclusive disputando a presidência do Crea-PR e nesse período nossa relação respeitosa cresceu ainda mais”, disse, parabenizando ainda a diretoria e os conselheiros eleitos. “Tenho certeza de que esse respeito mútuo é fundamental para a construção do centenário do IEP que se aproxima e para a construção de uma Engenharia forte”, acrescentou Ricardo Rocha.

“Nosso IEP é exemplo, é referência nacional pela qualidade das suas instalações, do seu corpo funcional, dos seus dirigentes e, principalmente, por defender os valores da Engenharia”. Assim, o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, saudou a nova diretoria e os membros dos conselhos deliberativo e fiscal do IEP. Nelson Luiz Gomez, depois de quatro anos, volta a comandar a entidade para o biênio 2021-2023. A cerimônia de posse foi restrita aos empossados e acompanhada pela internet por diretores, conselheiros e associados do IEP.

“Estou como sócio do Instituto de Engenharia do Paraná. Já participei de conselhos anteriormente, e estar aqui nesse momento de posse me traz muita alegria”, disse Krüger, parabenizando o presidente Horácio Hilgemberg Guimarães e a diretoria pelas realizações. “Tenho certeza que o presidente Nelson e toda a diretoria eleita também farão uma excelente gestão em prol do IEP”, saudando ainda o conselheiro eleito Cássio Macedo, ex-vice presidente do Crea-PR em sua gestão.

Com a deferência aos engenheiros presentes, inclusive que dirigiram a entidade anteriormente, Joel lembrou que o IEP é uma entidade precursora do Sistema. “O Crea-PR foi criado dentro do Instituto de Engenharia do Paraná, uma das principais entidades de engenharia, não só do Paraná, mas de todo o Brasil. Nosso IEP é exemplo, é referência nacional pela qualidade das suas instalações, do seu corpo funcional, dos seus dirigentes e, principalmente, por defender os valores da Engenharia. E tenho certeza de que continuará sendo feito desta maneira”, disse, agradecendo a gestão anterior pela parceria e colocando o Confea à disposição da nova diretoria da entidade.

Democracia
Coordenador do Colégio de Presidentes do IEP, o engenheiro civil Luiz Cláudio Mehl, um dos ex-presidentes da entidade presentes à cerimônia, fez a saudação dos eleitos e dos que saem. “O IEP pratica a democracia. Não existe muro entre nós. Somos engenheiros e compartilhamos a instituição que é de todos, o Instituto de Engenharia do Paraná”.

Em seguida, foram empossados:

Membros do conselheiro deliberativo: Engenheiros João de Souza Júnior, Cássio José Rivas Macedo, Rui Medeiros, José Carlos Dias Lopes da Conceição.

Membros do conselheiro fiscal: engenheiros Sady Ivo Pezzi Júnior e Douglas Möeller Diener.

Diretoria eleita 2021-2023: presidente Nelson Luiz Gomez, vice presidente Paulo Sérgio Peterlini, diretor administrativo Keiro Yamawaki, diretor financeiro Alexandre Mattar Sobrinho, diretor técnico Rodrigo Paulo Strano Pasqual.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do Instituto de Engenharia do Paraná agradeceu a todos os presentes, às pessoas que apoiaram, aos presidentes do Confea e do Crea. “Os colegas que aceitaram o desafio de concorrer nessa eleição extremamente democrática”, destacou, antes de parabenizar o presidente Horácio Guimarães pelo trabalho do IEP, “colocando mais um tijolinho para que essa instituição chegue aos 100 anos extremamente saudável”.

Na sequência, o presidente eleito manifestou sua crença de que que “os conselheiros e a diretoria têm o grande objetivo de construir o IEP unido e forte. Este é o princípio número um, além dos princípios estatutários da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, governança”, descrevendo-os como “o que se deve fazer”.

Dentro dessa democracia, acrescentou Nelson, que “as pessoas têm valores pessoais para tomarem a sua decisão. Valores que podem ser baseados na amizade, no plano de gestão, na história, em inúmeros valores pessoais. Infelizmente, apenas uma pessoa será galgada à posição. Mas na democracia não existem perdedores. A entidade continua. Esse é o objetivo. Na democracia, o vencedor precisa da colaboração do vencido para avançar. Temos que usar palavras para construir, e não destruir”, comentou, conclamando todos os associados a colaborarem com o novo planejamento estratégico do Instituto.

Texto: Henrique Nunes – Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Eneas Rissetti Gomez