Embrapa e IDR Paraná disponibilizam anais de eventos sobre araucária e erva-mate

21/05/2021

Entre outubro e dezembro de 2020 a Embrapa Florestas, IDR Paraná e parceiros realizaram uma série de painéis on-line, com foco em sistemas de produção, sobre araucária e erva-mate. Os eventos envolveram dezenas de especialistas com palestras, seminários e apresentações de resumos e trabalhos científicos voluntários. Visando compilar e divulgar os trabalhos científicos apresentados no evento, a Embrapa Florestas está disponibilizando para acesso ao público os Anais destes estudos, sendo 17 sobre araucária e 34 sobre erva-mate, que abordam distintos aspectos de pesquisa, inovação e tecnologias.

Para o chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Unidade, Marcílio José Thomazini, os conteúdos que estão sendo disponibilizados permitem a identificação de grandes oportunidades e do potencial dos sistemas de produção. “Durante o evento verificou-se uma grande oportunidade para organização do setor florestal, envolvendo diferentes parceiros, desde a pesquisa, extensão rural, produtores e agroindústrias, visando à continuidade, ampliação e qualificação destes trabalhos com araucária e erva-mate”, afirma. Além dos anais, é possível assistir, de forma permanente, ao conteúdo dos painéis no canal Embrapa no YouTube.

Segundo o supervisor do Setor de Implementação da Programação da Transferência de Tecnologias (SIPT) da Embrapa Florestas, Emiliano Santarosa, os eventos e a publicação dos Anais apresentam um panorama das pesquisas em andamento, as tecnologias e potencial de uso para Araucária e Erva-mate, além de fazer parte da agenda de trabalho entre a Embrapa Florestas e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná -IDR. “Todo o conteúdo dos eventos, os Anais e os painéis apresentados, servem como estratégia de sistematização do conhecimento e transferência de tecnologia para sociedade. Para a Embrapa é muito importante disponibilizar estes resultados, além da articulação institucional junto aos parceiros, como o IDR-PR e demais parceiros, para fins de desenvolvimento das ações com Arauc ária e Erva-mate”, garante.

Para acessar os anais, clique aqui

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/61465340/embrapa-e-idr-parana-disponibilizam-anais-de-eventos-sobre-araucaria-e-erva-mate