AEAPR-Curitiba empossa nova diretoria

02/06/2021

Gestão 2021/2023 visa a produção de alimentos sustentáveis e a inovação do setor


"Agronomia 5G - Produção de Alimentos Sustentáveis" é a chapa empossada para a gestão 2021/2023 da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná -Curitiba (AEAPR-Curitiba), no dia 31 de maio de 2021. Presidida por Natalino Avance de Souza, a entidade contará ainda com Vitor Afonso Hoeflich na Diretoria Técnico Social; Paulo Roberto Fiorillo como diretor Administrativo; Bruno Porres Nascimento como diretor Financeiro e Marli de Jesus dos Santos na Diretoria Política Profissional.

No Conselho Fiscal, a AEAPR-Curitiba terá Robson Leandro Mafioletti, Jhony Moller, Edevar Perin, Nilceu Ricetti Xavier de Nazareno, Alvaro Munhoz e Clair Masetti Jr. Já na Comissão de Ética Profissional, a associação empossa Hugo Reis Vida, Camila Mazon Marrafão, Luiz Antonio de Siqueira Jr, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, Manfred Leoni Schmid e Marcia Mitico Fujimura.

O novo gestor da entidade é o atual diretor-presidente do IDR-PR, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Desenvolvimento Econômico. Natalino Avance de Souza possui também uma afinidade com a AEAPR-Curitiba desde a fundação da associação, já tendo sido diretor da entidade, nas funções de diretor Administrativo, Comissão de Ética Profissional e Conselho Fiscal, além de ter ocupado também a Diretoria Administrativa, Política Profissional e Financeira na Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, funções desempenhadas desde 1997, contribuindo com o desenvolvimento da categoria profissional.

Segundo o gestor, o desafio é grande frente à necessidade de fortalecimento do Engenheiro Agrônomo, do Produtor e do Agronegócio. Por isso, existe uma visão voltada a atender o profissional e a sociedade, constituindo um ambiente de debate para tema estratégicos. Além disso, a entidade deve continuar buscando formas de potencializar a empregabilidade, a capacitação, a performance técnica e a prospecção de novos negócios. "Devemos buscar fortalecer os laços com as entidades parceiras para atender as expectativas de desenvolvimento de toda a cadeia que nos envolve. Não é uma missão fácil estar a frente da entidade, mas é honrosa, devido a importância do seu papel no desenvolvimento rural e da agricultura paranaense", contextualiza.

Para ele, o Paraná já está em destaque no cenário nacional e vem passando por grandes conquistas, tais como o reconhecimento internacional de região livre de Febre Aftosa e também o Banco do Agricultor Paranaense, frentes que veem ao encontro das plataformas da gestão, que visa a contribuição para a produção de alimentos sustentáveis e a inovação do setor.

O evento contou ainda com a palestra online "Agronomia do Paraná: um caso de sucesso", ministrada pelo Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, que prestigiou a posse com os resultados do Paraná no agronegócio, devido ao solo, e profissionais engenheiros agrônomos e produtores, cuja produtividade é destacada no País. Além disso, o secretário abordou a recente conquista do reconhecimento da região livre de febre aftosa.

Para o antecessor da AEAPR-Curitiba, Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, que esteve a frente da AEAPR-Curitiba na gestão 2019/2021, mesmo durante a sua gestão com a pandemia foi possível ampliar o quadro associativo, atraindo os jovens profissionais a fazer parte da entidade. Além disso, a entidade participou de importantes contribuições, envolvendo os engenheiros agrônomos no equacionamento de problemas ambientais, econômicos e sociais, tais como uma sociedade mais sustentável e o uso e manejo racional dos recursos naturais. Lucchesi destacou a valorização da contínua formação e capacitação de profissionais e o relacionamento da AEAPR-Curitiba com entidades públicas, privadas, governamentais e terceiro setor.

A mesa digital de posse contou com a participação de autoridades políticas, entidades do setor, parceiros, universo acadêmico e chapa eleita, além de convidados no Youtube, cuja transmissão está disponível e aberta ao público no LINK