Congresso Brasileiro de Agronomia inicia nesta terça-feira

19/10/2021

Começa nesta terça-feira, 19, o CBA (Congresso Brasileiro de Agronomia), que acontece entre os dias 19 e 22 de outubro, em Florianópolis, e chega a sua 32ª edição. O Paraná será representado por mais de 50 profissionais ligados à área - sendo 10 presidentes de associações. O CBA é o maior encontro da agronomia brasileira e será palco de discussões sobre assuntos relevantes para a sociedade e para o agronegócio brasileiro.

Neste ano, a discussão será em torno do eixo: Desafios Profissionais no Mundo em Transformação. Entre os temas, o CBA debaterá a formação profissional; oportunidades de trabalho; desenvolvimento rural; desafio da sustentabilidade; código florestal; agricultura digital; inteligência artificial; segurança alimentar; cooperativismo; sistema inovadores de produção, entre outros.

O vice-presidente do Crea-PR e presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Clodomir Ascari, destacou a importância da participação da comitiva paranaense. “O evento trará debates sobre temas atuais em nossa área de atuação. Além do compartilhamento de informações e conhecimentos, o CBA será uma importante possibilidade de networking para profissionais da área, estudantes e entusiastas do agronegócio brasileiro”.

Segundo Clodomir, a participação de presidentes de Associações de Engenheiros Agrônomos de diversas regiões do Paraná também se faz fundamental para o desenvolvimento do agronegócio paranaense. “Certamente todo o conhecimento que tivermos acesso durante o evento será replicado nas regiões paranaenses se fazendo chegar até os produtores, profissionalizando cada vez mais a atividade no campo”.

Neste ano, em sua Palestra Magna, o CBA traz o Engenheiro Agrônomo Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 devido ao trabalho de impulsionamento do agronegócio brasileiro, quando criou e foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que transformou o Brasil em potência agroalimentar global e trouxe novos horizontes para a segurança alimentar mundial.Presidente do Confaeab (Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil), Kleber Santos, falou sobre a participação de Paolinelli no evento. “O ex-ministro foi e é exemplo de inspiração no agronegócio. E agora, diante deste novo normal, somos mundialmente reconhecidos pelo papel relevante de abastecimento de alimentos, fibras e energias renováveis”.

Programação:

19/10 - terça-feira

19h: Abertura Oficial
21h30: Evento Cultural

20/10 - quarta-feira
09h30: Palestra Magna
10h30: Palestra: Desafios Profissionais no Mundo em Transformação
12h30 às 14h30: Roda de Conversa - Sessões Agroculturais
14h30 às 19h: Painel - Gênero e Integracionalidade na Atividade Profissional
14h30 às 19h: Painel - Exercício e Ética Profissional no Mundo em Transformação
14h30 às 19h: Painel - Agronomia: Qualidade de Ensino e Formação Profissional no Mundo em Transformação
14h30 às 19h: Painel - Organização Profissional no Mundo em Transformação

21/10 - quinta-feira
09h às 13h: Painel - Sistemas Sustentáveis de Produção Agropecuária
09h às 13h: Painel - Recursos Hídricos e Conservação do Solo
09h às 13h - Painel - Agricultura, Mudança do Clima e Agrobiodiversidade
09h às 13h - Painel - Instrumentos para Produção Sustentável: ATER, defesa Agropecuária, Pesquisa, Cooperativismo e Políticas Públicas.
13h às 15h - Roda de Conversa: Sessões Agroculturais
15h às 19h - Painel: Infraestrutura e Logística do Agronegócio
15h às 19h - Painel - Inovação para a Agricultura no Futuro
15h às 19h - Painel - Agronomia, Mercado de Trabalho e Empreendedorismo
15h às 19h - Painel - Agricultura no Mundo em Transformação
19h às 21h: Reunião das Câmaras Especializadas

22/10 - sexta-feira
09h às 11h - Painel - Assistência Técnica e Políticas Públicas
09h às 11h - Painel - Crédito Rural e Seguro Rural
11h às 12h - Apresentação e discussão da Carta de Florianópolis com as recomendações da Plenária Final
12h às 13h - Apresentação do local de realização do XXXIII CBA e Solenidade de Encerramento